segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Os males provocados pelo cigarro à saúde

 

No dia 29 de agosto comemoramos o dia nacional de combate ao fumo, e temos o que comemorar, o IBGE realizou uma pesquisa em que o consumo do cigarro teve uma ligeira queda de 1,1%, de 16,2% para os atuais 15,1% em 2010, o reflexo se deve a propaganda contra o tabagismo, onde há fotos chocantes de pessoas vítimas do fumo, por ano morrem cerca de 4,9 milhões de pessoas devido ao tabaco. Um detalhe chama a atenção, o maior número de fumantes possui menor escolaridade, que chega ao patamar de 18,6%, enquanto o número de pessoas altamente escolarizadas chega a 10,2%. Já existe a lei antifumo 9294/96, proibindo o fumo em locais fechados. Mais informações sobre a lei acesse o portal: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9294.htm

É sabido por todos nós que o tabaco só traz prejuízos a saúde do fumante e também de quem está ao seu redor, cada cigarro reduz 7 minutos de vida, além de prejudicar o bolso. Esse produto devastador possui 4700 substâncias tóxicas que causam os mais diversos danos ao organismo, tais como a curto prazo: Irritação nos olhos, manifestações nasais, tosse, cefaléia e aumento dos problemas alérgicos e cardíacos; a médio e a longo prazo: Redução da capacidade respiratória, infecções respiratórias em crianças aumento do risco de aterosclerose, câncer e infarto do miocárdio. Algumas doenças provenientes do consumo do cigarro poderão surgir com o tempo, são elas: Doenças coronarianas (Infarto e angina), Doenças pulmonares obstrutivas crônicas (Bronquite e enfisema), câncer em geral (Pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo de útero), Derrame cerebral, úlceras digestivas e infecções respiratórias variadas.
                            
                      As substâncias mais conhecidas que compõem o cigarro
Como todos nós sabemos, o cigarro possui 4700 substâncias tóxicas que provocam diversas doenças, segue a lista abaixo dos componentes que é uma verdadeira bomba:


Nicotina:  infarto agudo do miocárdio, derrame cerebral, angina, elevação do colesterol ruim (LDL), menopausa precoce, gastrite, úlcera gástrica, enfisema pulmonar, bronquite crônica, doença obstrutiva arterial periférica, tromboangeite obliterante, obstrução progressiva das artérias que pode culminar em amputação, além dos sintomas agudos como irritações nasais, na garganta e nos olhos, tonturas e dor de cabeça. 

         
          Alcatrão: nome que se dá ao conjunto de substâncias presente no tabaco e que são absorvidas pelo fumante quando ele acende o cigarro. Ele é responsável pelas manchas na pele, nos dentes e dedos do fumante, além de se depositar nos pulmões, deixando-o com uma coloração castanha escura.  Está relacionado diretamente a cânceres no pulmão, bexiga, vias aéreas e brônquios.

Entre os seus compostos são encontrados cerca de 43 substâncias cancerígenas, entre elas:


Benzeno: ele está presente na composição de detergentes e da gasolina, além de ser utilizado como pesticida. "Ao ser inalado, ele é absorvido pelos pulmões, onde provoca danos irreversíveis", diz Alberto. As doenças relacionadas à inalação do benzeno são enfisema pulmonar, asma (até nas crianças e adultos que são vítimas do fumo passivo) e câncer no fígado. A exposição ao benzeno durante mais de 20 anos pode inclusive provocar leucemia.


Polônio: é um elemento radioativo, extremamente prejudicial a nossa saúde. A radiação produzida por esse isótopo, em situações normais, é bloqueada pelas camadas da nossa pele. Porém, quando inalada via fumaça, ela se deposita nas vias aéreas, emitindo radiação às células a sua volta, contaminando-as e causando tumores pulmonares.


Níquel: material usado na produção de aço inoxidável, moedas e pilhas alcalinas. O pneumologista Alberto de Araújo conta que, quando inalado, o níquel deposita-se no fígado, rins, coração, pulmões, ossos e dentes. Sua inalação provoca alterações no estômago e aumenta as chances de infecções respiratórias e câncer.

                                                    Metais tóxicos

No cigarro também é possível encontrar uma série de metais pesados, que são extremamente tóxicos ao nosso organismo e se depositam principalmente no fígado e rins. "O corpo leva de 10 a 30 anos para conseguir eliminar essas substâncias", diz Alberto. Ele ainda afirma que pessoas com mais de 20 anos de vício podem não conseguir reverter todas as agressões, podendo causar complicações em algum desses órgãos. Dentre os metais pesados presentes no cigarro, os principais são esses:


Arsênio:  ele é usado como pesticida durante o plantio do tabaco e não se perde durante a fabricação do cigarro. Uma vez dentro do corpo, ocasiona lesões no fígado, rins, coração, pulmões, ossos e dentes, onde fica armazenado.


Acetato de chumbo: comum em tinturas de cabelo, o acetato de chumbo afeta principalmente os pulmões e rins. Quando em grandes quantidades, pode incapacitar ou dificultar a ventilação dos pulmões, gerando falta de ar, enfisema e câncer de pulmão.

                         Gases que matam, sobretudo para  o fumante passivo


Monóxido de Carbono poluente muito comum na atmosfera, em ambiente fechado é o principal gás componente da poluição do tabaco. Os especialistas explicam que o monóxido de carbono, quando inalado, compete com o oxigênio na ligação com a hemoglobina. Ou seja: ele toma o lugar do oxigênio na ligação com nossas células sanguíneas, dificultando o transporte de oxigênio por todo nosso corpo, causando assim dificuldade de respirar. Ao se ligar às nossas hemácias ele também deixa o sangue mais grosso, fazendo com que nosso corpo tenha que produzir mais hemácias para suprir a quantidade parasitada pelo monóxido de carbono.


Cetonas: mais conhecido como removedor de esmaltes em forma de acetona, as cetonas são um produto entorpecente e inflamável.

         A inalação das cetonas em pequenas quantidades irrita a garganta e causa tonturas e dores de cabeça. Porém, se inalada em grandes quantidades pode causar uma intoxicação grave e levar a pessoa à morte.


           Terebentina: é uma substância tóxica obtida através da extração de resinas de pinheiros. Muito conhecida como diluente e removedor de tintas a óleo. Ao ser inalada provoca irritação nos olhos, vertigem, desmaios e lesões no sistema nervoso, dependendo da quantidade. 



    
                          

0 Comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Araquem, 840 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 2401-5924