quarta-feira, 16 de novembro de 2016

ROSINO / MRC- 2016

MRC- 2016 :

Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) adota o MRC- Monitoramento Rápido de Cobertura,   desde a década de 1980 em vários países das Américas como uma ação rotineira e tem como objetivo verificar as coberturas vacinais..
É extremamente útil para avaliação da situação vacinal local.
Devem ser utilizados para definir ou redefinir ações de vacinação, melhorar as coberturas vacinais e a homogeneidade de coberturas.
O reconhecimento da importância dessa estratégia para identificar e resgatar não vacinados, melhorar a cobertura vacinal e homogeneidade de coberturas tornou o MRC uma ação institucionalizada e realizada no país, pelo menos uma vez ao ano, tendo como público alvo as crianças menor de 5 anos de idade, a despeito de ser aplicado para qualquer faixa etária para avaliar uma ou um conjunto de vacinas.
A aplicação do MRC após uma intensificação de vacinação, seja na rotina ou campanhas, é fundamental para avaliar a abrangência das ações de vacinação em especial, quando naquelas onde altas e homogêneas coberturas vacinais são necessárias para se conseguir o objetivo de eliminação e ou erradicação de doenças. Neste contexto se insere o sarampo em processo de certificação da eliminação nas Américas. No Brasil, os últimos casos autóctones de sarampo ocorreram no ano de 2000, com registro de casos importados ao longo dos últimos anos cessados com ações de vigilância epidemiológica e bloqueio vacinal. Entretanto, nos ano de 2013 e 2014 a ocorrência de 405 casos de sarampo nos estados do Ceará e Pernambuco assumiu importante magnitude no país
Na perspectiva de interromper a cadeia de transmissão do sarampo, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) em parceria com as Secretarias de Saúde desses Estados e dos municípios com casos ou sob riscos assumiram a realização de uma campanha de vacinação indiscriminada, que se estendeu posteriormente aos municípios que compõem as regiões metropolitanas dos demais estados do Nordeste. Estabeleceu-se a meta de vacinar de forma homogênea entre municípios e no próprio município, no mínimo 95% da população alvo, de modo indiscriminado (independente do estado vacinal anterior) em todos os municípios envolvidos na campanha nos 19 municípios selecionados.

- Objetivos  Específicos:
   1) Conhecer o total e percentual de crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade vacinadas com a dose (D1), vacinadas com a dose dois (D2) e vacinadas com a dose (D) da vacina tríplice viral nos municípios selecionados para a campanha.
   2) Identificar e vacinar não vacinados com a D1 ou com a D2 da vacina tríplice viral ou com a dose da tetra viral de acordo com as recomendações do calendário nacional de vacinação. Em situação excepcional, neste momento de vigência do surto, deverão ser avaliadas também as crianças entre 6m<1ano a="" com="" de="" idade="" nbsp="" p="" plice="" tr="" vacinadas="" viral.="">    
<1ano a="" com="" de="" idade="" nbsp="" p="" plice="" tr="" vacinadas="" viral.="">3) Melhorar a cobertura vacinal e a homogeneidade de coberturas para estas vacinas no contexto dos municípios e aumentar a imunidade da população contra o sarampo visando reduzir o risco de adoecimento.
Em uma ação conjunta os agentes de todas as equipes juntamente com a Enfermeira Amanda fizeram esse monitoramento durante os dias 04 e 08 de Novembro.




0 Comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Araquem, 840 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 2401-5924