segunda-feira, 20 de junho de 2016

Gentileza no Namoro - 20/06/2016



GENTILEZA NO NAMORO

O mês de junho é o mês em que celebramos a Gentileza no Namoro. Mas o que significa isto?
Todo mundo sabe que o dia 12 de junho comemora-se o Dia dos Namorados, dia em que os casais trocam presentes, fazem juras de amor, saem da rotina... A Gentileza no Namoro compreende tudo isso e um pouco mais.
Não é só dia 12 que os relacionamentos devem ser saudáveis, mas o mês e o ano inteiro!!  Trocar os xingamentos por conversas amistosas, violência por carinho, silêncio por diálogo, ofensas por respeito são atitudes que podem tornar os relacionamentos felizes e sólidos.
A palavra Gentileza significa “ação nobre, distinta ou amável” ou sinônimo para “amabilidade, delicadeza”. Acreditamos que, a prática de ser gentil em nosso dia a dia, pode ajudar a transformar a sociedade e promover a saúde e uma cultura de paz. Gentileza no Namoro é, portanto, dizer NÃO a qualquer tipo de violência doméstica!
Sim! Há diferentes tipos de violência e talvez você não os conheça. Por isso abaixo destacamos alguns tipos de violência para você entender melhor.

·         Violência emocional: qualquer comportamento do(a) companheiro(a) que visa fazer o outro sentir medo ou inútil. Usualmente inclui comportamentos como: ameaçar os filhos; magoar os animais de estimação; humilhar o outro na presença de amigos, familiares ou em público, entre outros.
·         Violência social: qualquer comportamento que intenta controlar a vida social do(a) companheiro(a), através de, por exemplo, impedir que este(a) visite familiares ou amigos, cortar o telefone ou controlar as chamadas e as contas telefónicas, trancar o outro em casa.
·     Violência física: qualquer forma de violência física que um agressor(a) inflige ao companheiro(a). Pode traduzir-se em comportamentos como: esmurrar, pontapear, estrangular, queimar, induzir ou impedir que o(a) companheiro(a) obtenha medicação ou tratamentos.
·         Violência sexual: qualquer comportamento em que o(a) companheiro(a) força o outro a protagonizar actos sexuais que não deseja. Alguns exemplos: pressionar ou forçar o companheiro para ter relações sexuais quando este não quer; pressionar, forçar ou tentar que o(a) companheiro(a) mantenha relações sexuais desprotegidas; forçar o outro a ter relações com outras pessoas.
·         Violência financeira: qualquer comportamento que intente controlar o dinheiro do(a) companheiro(a) sem que este o deseje. Alguns destes comportamentos podem ser: controlar o ordenado do outro; recusar dar dinheiro ao outro ou forçá-lo a justificar qualquer gasto; ameaçar retirar o apoio financeiro como forma de controlo.
·         Perseguição: qualquer comportamento que visa intimidar ou atemorizar o outro. Por exemplo: seguir o(a) companheiro(a) para o seu local de trabalho ou quando este(a) sai sozinho(a); controlar constantemente os movimentos do outro, quer esteja ou não em casa.

Com o intuito de trazer a reflexão sobre a gentileza no namoro e também sobre o relacionamento sexual saudável e seguro, a equipe Estrela realizou no dia 15 de Junho uma ação em saúde super criativa. Teve cinema (com imagens das diferentes formas de violência, além de DST) e pipoca, distribuição de beijos com mensagens especiais, e distribuição de camisinhas.
Dá um olhada nas fotos! E seja GENTIL!





0 Comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Araquem, 840 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 2401-5924